Voltar para HOME


Bonificação por qualidade e rigor das análises

Desde o dia 1º de janeiro de 2002 a Cofrul institui uma bonificação por qualidade, com o objetivo é incentivar o cooperado na busca de uma melhoria da qualidade do Frutalat. Na prática isto significa uma mudança na rotina da inspeção, que passou a ser realizada com maior seriedade, e o trabalho do laboratório que passou a ser mais minucioso, para oferecer um resultado compatível entre o produtor e o leite fornecido por ele. Para as empresas que fornecem leite a granel para Cooperativa, foram adotados padrões de qualidade mais exigentes.

O funcionário irá até a base de laticínio que vende o leite para a Cooperativa, para tentar melhorar a qualidade do produto que é enviado para a Cofrul. Também será aumentado o rigor das análises, porque não adianta melhorar a qualidade na Cooperativa e misturar com outro produto que possa está com uma qualidade inferior. Além disso, a Cofrul financia ordenhadeiras e disponibiliza tanques de expansão por comodato ou financiados, afim de adaptar o cooperado ao processo de granelização. Dependendo da pontuação do leite recebido, o cooperado poderá receber até 6% (seis por cento) de bonificação.

Regulamento

A pontuação levará em conta a redutase, o teor de gordura, a crioscopia e a limpeza do leite (lactofiltração).

Como pré-requisitos para pontuação o leite deverá apresentar as seguintes características: passar no teste Alizarol 75%; densidade maior ou igual 1,028; redutase acima de trinta minutos; acidez menor ou igual a 18º D; e crioscopia menor ou igual a 0,530.

O Leite de cada fornecedor será analisado três vezes por mês e, após cada análise, os resultados serão encaminhados à propriedade do cooperado.

 

 

 

Voltar ao TOPOVoltar página

Coloque abaixo seu
e-mail e recebas as novidades em primeira mão.