Voltar para HOME


A filtração e a qualidade do Frutalat

"Qualidade não se cria, se conserva"

Existem vários itens que influenciam na qualidade do Frutalat, ou seja, do leite fornecido pelos cooperados, os quais variam desde os cuidados higiênicos do leite, sua propriedade e da higiene do consumidor. O inspetor de qualidade e encarregado do laboratório, Benedito Ermantino Silva conta que um dos trabalhos realizados pelos produtores é a filtração, principalmente na entrega do leite no laticínio antes de ir para os balões de estocagem. Ele informa que a ordenha deve ser realizada por vaqueiros motivados, treinados e conscientes de sua responsabilidade no processo de filtração.

O lugar deve ser apropriado, onde facilite a limpeza: ventilado, sem umidade, com livre acesso ao local de estocagem do leite e com coadores de plásticos ou metal. "Não deve ser usado coador de pano. Além da dificuldade para fazer a higienização e sanitização, se torna foco de contaminação do leite ordenhado", alerta.

Segundo Benedito, na hora da ordenha; é necessário conservar as tetas e úberes limpos e secos, para evitar que caia sujidade, (excremento,imundície), dentro do balde; seja em ordenha manual ou mecanizada. "Os coadores e utensílios de ordenha devem ser mantidos limpos e em um lugar higiênico, protegidos de agentes externos", comenta.

Quanto a lactofiltração Benedito afirma que é um trabalho realizado pelas analistas de laboratórios após a coleta de amostra do leite na plataforma. "As amostras são coletadas do produtor quatro vezes no mês, fazendo a média para que sejam feitas análises semanais. Recebemos normas e somos vistoriados pelo SIF que é o órgão competente", destaca. Ele acrescenta que a amostra é descarregada individualmente dentro do LOCTOFILTRO (aparelho indicado para fazer o teste).

"Este aparelho é um cilindro de alumínio ou aço inox com capacidade para meio litro de leite, com a parte inferior afundada que se adapta um dispositivo" bocal "; contendo uma argola de borracha, uma tela metálica e um disco de algodão comprimido (filtro)", descreve. Benedito ressalta que as avaliações de lactofiltração são feitas através de critérios, que as classificam em: boa, regular ou péssima; sendo que esses critérios são padronizados, iguais para todos os cooperados. Os resultados das análises e o filtro Lentine são enviados aos fornecedores.

 

 

Voltar ao TOPOVoltar página

Coloque abaixo seu
e-mail e recebas as novidades em primeira mão.